Neste post você verá se um rastreador sem mensalidade vale a pena.

De acordo com um inquérito da HelloSafe Brasil, pelo menos 1.032.731 veículos foram roubados entre 2019 e 2021 no Brasil, veja aqui o relatório.

É por causa de números como estes que muitas pessoas utilizam um rastreador de veículos.

Mas escolher um bom modelo não é uma tarefa fácil, afinal de contas, existem diferenças na tecnologia, na funcionalidade e até no preço.

Devido a isto, muitas pessoas acabam por escolher um rastreador de veículos sem mensalidade. Mas será que vale a pena o investimento?

Neste texto vamos explicar o que é um rastreador de veículos, e por que o serviço sem mensalidade não garante sua segurança.
Inicialmente você precisa saber que tipo de tecnologia utilizar (via satélite, GPS ou rádio frequência) e para que é utilizado. E claro, para responder à pergunta acima.

Como funciona um rastreador e veículos?

Um rastreador de veículos consiste em um sistema de 3 partes, são elas um aparelho receptor de GPS com uma antena, um sistema de comunicação e um servidor de dados que armazena e processa os dados recebidos pelo GPS.

O simples fato de você precisar de um canal de dados faz com que não exista um sistema de rastreio ou localização sem mensalidade, pois você precisará de um chip de dados para que o carro informe onde ele está ao servidor.

MAIS DETALHES CLIQUE AQUI

Rastreamento de frota, o que é, como funciona e os seus benefícios
Rastreamento a preços acessíveis CLIQUE AQUI

É possível utilizar três tipos diferentes de tecnologia em de veículos. E são:

Via satélite: O localizador envia um sinal para a rede de satélites de baixa órbita, o que determina a localização;

Rádio: em vez de satélites, o sinal é captado por antenas telefônicas ou de radiofrequência. São menos precisos, mas trabalham em condições difíceis;

Internet: moderno e o mais barato dos 3, funciona com um chip 3G / 4G / 5G e também permite o envio de informações como o consumo de combustível e o estado do veículo.

É importante notar que o rastreador de veículos é um sistema de 3 partes e não apenas um dispositivo.

Isto porque também é necessário ter um sistema de transmissão de dados confiável, capaz de dar ao utilizador a confiança de que a informação é correta e ágil para que seja possível localizar um veículo.

Rastreamento de frota, o que é, como funciona e os seus benefícios

Rastreamento a preços acessíveis CLIQUE AQUI

E que tal um rastreador de veículos sem mensalidade?

Embora os sistemas de rastreio ofereçam vários benefícios, a maioria deles cobra uma taxa única anual ou mensal de assinatura pelos seus serviços para o cliente localizar um veículo. Ou seja, não é um rastreador sem mensalidade.

Muitas empresas que oferecem rastreadores sem uma taxa mensal vendem modelos com funcionalidade extremamente limitada.

Assim são sistemas que não fornecem localização em tempo real.

Características que um modelo de assinatura pode incluir serviços que o ajudarão no caso de uma emergência, são eles:

  • localização em tempo real;
  • Alertas personalizados;
  • Programação da manutenção;
  • Optimização da rota e medição da utilização do veículo.

Para que serve um rastreador de veículos?

Para além de ser utilizado para segurança, podendo saber onde está o veículo no caso de ser roubado ou desviado, um localizador tem várias outras utilidades.

Pode ajudá-lo a encaminhar mais eficientemente, poupar combustível e saber se é tempo de manutenção.

No caso de um gestor de frota, o rastreador também ajudará a determinar se os condutores estão a fazer o trabalho certo, cumprindo a viagem e descansando como exigido por lei.

Quais são os tipos de rastreador de veículos ?

Existem três tipos de rastreadores de veículos no mercado, cada um com tecnologia e objetivos diferentes.

Rastreamento de frota, o que é, como funciona e os seus benefícios

Rastreamento a preços acessíveis CLIQUE AQUI

Rastreador de veículos via satélite

Mais conhecido como GPS, o localizador por satélite é um sistema de navegação que fornece dados de localização em tempo real destinados a detectar a localização do receptor em qualquer lugar.

A partir dos relatórios gerados por este rastreador de veículos , é possível detectar a velocidade do veículo, identificar um condutor, entre outros fatores.

Além disso, o GPS fornece localizações precisas, em caso de roubo, independentemente da localização do veículo, permitindo a sua recuperação.

Rastreador de radiofrequências

Ao contrário do GPS, o localizador de radiofrequência emite sinais recolhidos de equipamentos de rádio espalhados por todo o mundo.

As ondas de rádio não têm limitações, pelo que podem ser detectadas mesmo dentro de casa.

Além disso, o sinal tem uma alta estabilidade, também transmite a posição em tempo real e tem uma alta precisão para o rastreador de veículos .

M2M / GSM rastreador

O M2M ou seguidor máquina-a-máquina tem um sistema baseado na Internet, que também lhe permite seguir a localização de um veículo em tempo real.

Este sistema capta os dados dos sensores do localizador de veículos e transmite-os através da Internet. Com isto, é possível detectar falhas num veículo, planear reparações mesmo antes da ocorrência de um problema, entre outras características que ajudam na eficiência da gestão da frota.

Quanto custa um rastreador ?

Existem duas formas diferentes de adquirir um rastreador de veículos . Há modelos que são vendidos apenas como dispositivos, sem oferecer um sistema de gestão, e outros que têm uma taxa mensal.

Rastreamento de frota, o que é, como funciona e os seus benefícios

Rastreamento a preços acessíveis CLIQUE AQUI

Porque um rastreador sem mensalidade seria uma má ideia?

Em geral, um rastreador de veículos sem uma taxa mensal não oferece aos utilizadores tantas funções e tem segurança reduzida e de baixa segurança.

Além disso um serviço que cobra uma taxa mensal de um rastreador de veículos o ajudará a garantir uma maior segurança do tráfego de dados, e tem geralmente características úteis para aqueles que têm um ou mais veículos.

Nesse sentido, incluem a atualização frequente de mapas, ferramentas de encaminhamento e histórico de rotas. Também oferece a possibilidade de monitorização multi-dispositivo, facilidade de utilização e manutenção do sistema.

Ou seja, é o caso do rastreador Moltrack, que também reúne várias ferramentas agregadas num único sistema de gestão e ajuda aqueles que precisam de gerar relatórios de forma rápida e confiável.

Rastreamento de frota, o que é, como funciona e os seus benefícios

Rastreamento a preços acessíveis CLIQUE AQUI

Antes de escolher o seu rastreador de veículos você deve pensar sobre o que realmente precisa e o que melhor se adequa ao seu bolso.

Dessa forma, ao procurar um sistema de rastreio, tenha estas questões em mente e certifique-se de que a empresa que o fornece satisfaz bem as suas necessidades.

Este post foi útil?
Veja esta e outras explicações sobre logística e gestão de frotas no nosso blog, clique aqui.


Deixe uma resposta