Rastreador de carro, o que é e como funciona?

Rastreador de carro, o que é e como funciona?

Rastreador de carro é um dispositivo de localização instalados em veículos automotivos, tais como motocicletas, carros, caminhões e ônibus.

O rastreador de carro indica a trajetória e a localização do veículo.

Alguns deles, quando combinados com serviços de gerenciamento mais abrangentes, também fornecem informações sobre a variação de velocidade e indicam as melhores rotas a serem seguidas.

Com o rastreador de carro da moltrack, por exemplo, descubra quais carros, motocicletas e caminhões estão mais próximos de um local de interesse para coletar um material ou realizar um serviço, por exemplo.

O sistema leva em conta o tráfego nas estradas e a localização do veículo de sua empresa. Confira nossa página de rastreamento de frota para entender mais.

Como funciona um rastreador de carro?

Os rastreadores da moltrack funcionam principalmente de duas formas diferentes: radiofrequência ou satélite.

Os rastreadores via satélite são o famoso GPS, do qual todos já ouviram falar.

GPS significa sistema de posicionamento global. Os GPS são dispositivos que se comunicam com uma rede de 24 satélites espalhados pela órbita da Terra.

Estes satélites emitem sinais para os receptores, que são os equipamentos GPS, que respondem a estes sinais através do envio das coordenadas geográficas do veículo.

Os satélites são equipados com relógios atômicos extremamente precisos, que monitoram o tempo decorrido entre a emissão dos sinais e a chegada da resposta do GPS.

Com base neste intervalo de tempo, a posição do veículo pode ser calculada com precisão do medidor.

Agora, se o rastreador trabalha em radiofrequência, a transmissão de informações depende das ondas eletromagnéticas captadas pelas antenas.

O alcance das ondas de rádio é menor, pois dependem da proximidade das antenas, mas a área de cobertura ainda é ampla.

Os rastreadores de rádio frequência podem trabalhar em locais onde o GPS às vezes falha, como túneis e subterrâneos.

Quais são as vantagens e desvantagens de cada tipo de rastreador de carro?

A radiofrequência e o GPS têm várias vantagens e desvantagens.

As principais vantagens dos rastreadores via satélite são a completude da cobertura e a precisão das informações fornecidas.

O GPS pode identificar a localização exata de um veículo e permite que você rastreie seu movimento em tempo real.

Se houver antenas nas proximidades, o sinal dificilmente se perde, deixando o manipulador na mão.

Como cada rastreador geralmente opera em uma frequência específica, os bloqueadores de sinais (do tipo utilizado pelos criminosos para dificultar o rastreamento de veículos roubados) dificilmente interferem na emissão e recepção de sinais.

Estes rastreadores de carros também possuem sistemas de segurança que alertam rapidamente o centro de controle se identificarem a presença de um “bloqueador”, que é um bloqueador de sinal.

Entretanto, a comunicação com as antenas não é constante e automática. Os rastreadores só começam a trocar informações com as antenas após receberem um comando inicial.

Além disso, o conteúdo que estes rastreadores são capazes de transmitir é razoavelmente limitado, sendo limitado aos dados de longitude e latitude que só permitem descobrir a trajetória e a posição do veículo.

Quanto custa um rastreador de carro?

Você pode encontrar rastreadores de carros de todos os preços na internet. Há também a opção de pagar mensalmente por um serviço que rastreia o movimento do seu veículo em tempo real.

Há também os chamados “rastreadores de carros gratuitos” oferecidos pelas seguradoras. Na verdade, eles não são gratuitos, porque o custo é embutido na franquia paga pelo cliente. Também conhecidos como “localizadores” são dispositivos vendidos a um preço fixo, sem taxa mensal.

Qual é a diferença entre rastreamento e monitoramento?

Muitas pessoas confundem o rastreamento e o monitoramento de veículos.

Você pode entender a confusão, porque as tecnologias utilizadas para uma atividade e a outra podem ser as mesmas (GPS e radiofrequência).

Existe diferença entre rastreamento e monitoramento?

Pense na palavra “rastreamento” e afins, como “rastrear” e “rastrear”.

O que é “rastreamento”?

São os trilhos que uma pessoa, animal ou veículo deixa para trás quando se move.

O rastreamento, então, está observando uma trajetória. O objetivo, portanto, não é monitorar simultaneamente o movimento de um veículo.

O rastreamento é a coleta e o armazenamento de dados ao longo de uma compensação para ver se tudo aconteceu como acordado ou se houve um problema a meio caminho e o que causou esse problema.

A partir da análise desses dados, o gerente poderá tomar decisões e desenvolver estratégias para que tudo permaneça em conformidade ou os problemas sejam resolvidos rapidamente e não se repitam.

E o que é monitoramento?

O rastreamento é monitorar a viagem em tempo real, passo a passo, do início ao fim, para garantir que tudo corra como planejado.

Ao monitorar o movimento de um veículo, o gerente pode, por exemplo, verificar se a programação está sendo cumprida e até mesmo prever a Hora de Chegada ao destino final.

Erros ao escolher um rastreador de carro

Tenha cuidado para não cometer erros ao escolher um rastreador de carro ou ao contratar um serviço de rastreamento. Dê uma olhada nas seguintes dicas:

Não pense nas características disponibilizadas por cada rastreador.

Não há necessidade de escolher o mais barato.

Você precisa verificar se o rastreador possui recursos que possam beneficiar seu veículo ou sua frota, como sensores e atuadores.

A faixa em que a informação é enviada pode variar de um dispositivo para outro.

Observação importante para rastreador de carro

É importante saber disso antes de instalar ou conectar o rastreador de carro em seu veículo para não receber as informações erradas.

Alguns rastreadores de carro trabalham com pulsos separados, um para quando a ignição está desligada e outro para quando a ignição está desligada.

Quer o motor esteja funcionando ou não, quanto menor o tempo de atualização das informações, melhor.

Para uma boa gestão da frota, recomenda-se atualizar as informações não mais do que a cada 60 segundos.

Se o intervalo de atualização for maior, o gerente pode não ter informações suficientes para tomar decisões em situações de emergência.

Se você decidiu instalar um rastreador de segurança, você pode optar por um rastreador  que atualize as informações em intervalos de até alguns minutos, porque o que importa aqui é saber para onde o veículo foi e não reunir o máximo possível de informações para melhorar a gestão da frota.

Ignorando a tecnologia de transmissão de dados

Conclusão do artigo rastreador de carro

Como vimos acima, os rastreadores operam principalmente via satélite.

Não faz sentido comprar um GPS e depois reclamar que ele não funciona em túneis e subterrâneos por onde passa frequentemente sua frota.

Ignorando as diferenças entre um rastreador que está instalado no carro e um que está conectado

Os rastreadores dão dor de cabeça aos ladrões porque são mais difíceis de desativar e remover do veículo.

Não chamar um especialista para instalar o rastreador.

Uma instalação mal feita aumenta a possibilidade de um curto-circuito na fiação elétrica, pode drenar a bateria do veículo, ou em casos mais extremos, causar um incêndio.

Sobre a Instalação do rastreador de carro

Ao instalar o rastreador, procure o apoio de um profissional confiável e experiente.

Não contratar um serviço de rastreamento de uma empresa homologada,

Lembre-se que você incorrerá em outros custos além da mensalidade, como por exemplo, a taxa de instalação.

Não se esqueça de verificar se o prestador de serviços aluga o equipamento ou trabalha com base em um empréstimo (empréstimo gratuito que deve ser reembolsado).

Ao fechar o contrato, escolha uma empresa que não exija períodos de fidelidade muito longos e, se possível, não cubra multas em caso de rescisão do contrato e cancelamento do serviço.

Sobre homologação do rastreador de carro

Não avaliar a qualidade e a homologação do rastreador pela Anatel.

Opte por um GPS que vem com um módulo poderoso que pode informar com precisão a localização de seu veículo.

Hardware de rastreamento, como computadores, também se torna obsoleto com o tempo e precisa ser atualizado para maximizar sua capacidade de processamento.

Esteja sempre ciente da relação custo-benefício quando se trata de desembolsar dinheiro com um rastreador de veículos.


    1 Response to "Rastreador de Carro"

Deixe uma resposta