Qual o melhor rastreador para motos? 

Qual o melhor rastreador para motos? O que de fato seria o melhor rastreador para motocicletas? 

Seja qual for a sua necessidade, os rastreadores não são apenas para carros, carretas ou para grandes caminhões de carga que rodam todo o Brasil.

A maioria das entregas hoje em dia são urgentes e são feitas por motociclistas, os rastreadores de motocicletas são extremamente úteis para ajudar no controle logístico e na prevenção a roubos.

Os rastreadores de moto garantem mais tranquilidade e dão a posição exata das motocicletas.

Neste Artigo, você aprenderá o que é um rastreador de motocicletas, como esses dispositivos funcionam, os benefícios de instalar um rastreador para motos em sua motocicleta, e qual o modelo escolher para você.

Rastreador para moto? o que são?

Os rastreadores de motocicletas são similares aos rastreadores de carros e caminhões.

São dispositivos que localizam e indicam, em tempo real, a posição da moto e fornecem outras informações, tais como variação de velocidade, se ela está ligada ou desligada, além de relatórios com data e hora das posições, além de comandos de bloqueio e desbloqueio. 

Uma das principais diferenças é que o espaço para instalação em motocicletas é reduzido. 

O rastreador para motos é normalmente instalado em um local discreto, como debaixo do banco ou do tanque de combustível.

Duas questões que devem ser levadas em conta são o espaço para instalação e se o local recebe chuva ou calor excessivo. 

Qual é a diferença do rastreador de motocicletas?

O melhor rastreador para motos é muito semelhante aos outros tipos instalados em veículos maiores, como carros e caminhões.

Eles são dispositivos de geolocalização que lhe dizem, em tempo praticamente real, onde está sua moto e o caminho que ela está tomando.

Alguns rastreadores ainda podem informá-lo sobre quilometragem, estado da bateria, gastos de combustível e número de partidas.

Estas informações são úteis para monitorar o estado atual da moto e até mesmo para agendar a manutenção necessária.

A principal diferença entre o melhor rastreador de motocicletas e o de carros (ou outros veículos) é o tamanho. Isto porque, nas motocicletas, o espaço disponível para instalação é pequeno e devido a trepidação ele precisa ser resistente. 

Normalmente, os rastreadores são instalados em locais muito discretos, como debaixo do banco.

Como funciona o melhor rastreador para motos?

Assim como os rastreadores de carros e caminhões, o rastreador de motocicletas funciona graças a várias tecnologias incluídas nele.

A principal é o GPS. A sigla GPS significa sistema de posicionamento global.

O GPS é um sistema onde os rastreadores de carro e de motocicleta se comunicam com uma rede de 24 satélites espalhados pela órbita da Terra.

Estes satélites emitem sinais para os receptores que ficam dentro dos aparelhos de rastreamento, que entendem estes sinais e os processam internamente e as enviam no formato de coordenadas geográficas do rastreador. Neste caso, pode ser um carro, caminhão ou motocicleta. A tecnologia não varia nestes casos sendo a mesma para todo o GPS instalado.

Os satélites estão equipados com relógios atômicos extremamente precisos, que monitoram o tempo decorrido entre a emissão dos sinais e a chegada da resposta do GPS.

Com base neste intervalo de tempo, a posição do veículo pode ser calculada com muita precisão.

Apesar desta precisão, as coordenadas do sinal de GPS têm dificuldades com interferências em locais como túneis, ambientes subterrâneos, galpões e ambientes fechados em geral.

Como funciona a instalação do melhor rastreador para motos?

A instalação do rastreador para motocicletas funciona de maneira convencional sendo muito simples em linhas gerais  podendo ocorrer de duas maneiras: circuito pós-chave e acionamento automático.

Cada um desses modos de instalação indica se o rastreador é ativado por movimento ou por ignição.

Instalação do melhor rastreador para motos no circuito pós-chave

Quando a instalação está em circuito pós- chave, o rastreador liga quando o motorista inicia.

Neste caso, é a energia ligada, e não o movimento, que aciona o dispositivo.

Este tipo de instalação conserva mais da bateria do rastreador, permite atualizações mais rápidas de localização do veículo e é mais comum em motocicletas maiores (acima de 250 cc).

Instalação do rastreador de moto no acionamento automático

Quando a instalação é do circuito automático, o rastreador começa a funcionar quando a motocicleta se move, mesmo desligada.

Esta forma é menos precisa, pois qualquer movimento pode implicar que a moto está dirigindo e acionar o rastreador.

Por outro lado, se você tentar pegar a moto, mesmo fora, o rastreador funciona e o ajudará.

Onde instalar o melhor rastreador para motos?

O rastreador deve ser instalado em um local discreto e bem escondido, impedindo que alguém o remova facilmente.

Alguns locais bons para instalar o rastreador de sua moto:

  • sob a banco;
  • ao lado da bateria do veículo;
  • no painel instrumentos ou painel de bordo;
  • no porta coisas da motocicleta ( caso exista) .

Ao escolher o local de instalação, é importante levar em conta algumas coisas: o espaço escolhido deve permitir que o rastejador tenha acesso ao chicote elétrico e ao mesmo tempo ele não pode balançar muito ou pegar umidade excessiva.

Importante: Instale o rastreador em sua moto com um profissional. Isto evita que o equipamento seja danificado ou que erros ocorram durante a instalação.

Como escolher o melhor rastreador de motos?

Confira algumas dicas para escolher o melhor rastreador para sua moto.

Escolha um produto aprovado pela Anatel (selo de homologação precisa estar visível) 

Existem numerosas opções de rastreadores no mercado e a moltrack poderá indicar vários modelos, tendo destaque os modelos TWS E3+ ou superiores e também o ST310U (suntech) .

Os preços também variam muito – mas, como sabemos, o barato nem sempre é tão bom quanto dizem ser.

Nunca escolha um rastreador de motos apenas pelo preço.  

Atualmente existe uma epidemia de rastreadores chineses de baixa qualidade e sem homologação da Anatel.

Não comprar um rastreador aprovado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) pode representar uma dor de cabeça no momento em que você mais precisa dele, pois esse pode não funcionar ou ser bloqueado a qualquer momento. 

Os aparelhos homologados pela Anatel são certificados, e  um aparelho certificado é por si só de qualidade tendo como garantia a homologação.

Verifique se o material do qual o rastreador é feito é de boa qualidade. O melhor rastreador de motocicletas é um dispositivo resistente à água e resistente ao calor.

Procure um rastreador que tenha uma bateria integrada para que mesmo desligado ele consiga se comunicar por alguns dias.

Saiba mais sobre a tecnologia utilizada

Lembra-se do que aprendemos sobre os tipos de tecnologia de rastreamento?

Ao adquirir um rastreador, esteja atento à tecnologia que ele utiliza.

Certifique-se também de que ele venha com um aplicativo que funcione bem em seu telefone e que seja fácil de usar.

Pensando em segurança, a última coisa que você quer é que alguém encontre facilmente o rastreador em sua moto e seja capaz de desligar ou de pegá-lo.

Portanto, escolha rastreadores compactos que sejam mais fáceis de esconder em sua moto. Para isso recomendamos o Moltrack E3+ devido a seu tamanho reduzido e alta resistência. 

Um pequeno rastreador é mais fácil de instalar e se torna imperceptível facilmente .

Algumas características do melhor rastreador para motos.

Ao escolher o Moltrack E3+ este rastreador pode lhe dar mais informações do que os demais módulos do mercado pois tem comunicação bidirecional e não apenas a localização de seu veículo.

Os melhores rastreadores de motocicletas devem informá-lo sobre sua velocidade e histórico de tráfego, por exemplo, tudo isso você encontra usando o Moltrack E3+ juntamente com o app.

O melhor rastreador de moto deve, também deve emitir alguns alertas do tipo notificação.

Esses dados são importantes para garantir que a motocicleta esteja segura sempre, um destes alertas está no antifurto virtual que é facilmente ligado no app. 

O moltrack E3+ também permite que você faça o bloqueio remotamente da motocicleta.

Você pode, por exemplo, desligar o motor da moto se suspeitar que a motocicleta foi roubada diretamente do app.

Prefira um rastreador com suporte técnico, pois como já vimos, a instalação do rastreador requer cuidado.

Portanto, prefira contratar um serviço de triagem que também assuma a responsabilidade pela instalação.

Opte também por um serviço que ofereça suporte técnico abrangente e de qualidade que esteja disponível 24 horas por dia.

Quais são os principais benefícios de um rastreador de motocicletas?

Agora que você já sabe como funciona um rastreador de motocicletas e os cuidados necessários ao comprar um, a pergunta permanece: 

Quais são os benefícios deste dispositivo?

Segurança

As motocicletas são veículos mais leves, o que as torna alvos mais fáceis para os ladrões.

Segundo pesquisa da Fecap, 04 motos são roubadas por hora apenas em São Paulo.

Como os rastreadores de moto indicam a localização precisa do veículo, eles podem ajudar a encontrar motocicletas roubadas em segundos.

Alguns deles também podem evitar roubos, pois, como vimos, permitem intervenções remotas, como desligar e travar o motor.

Planejamento de logística e facilidade de controle

As informações fornecidas pelo Moltrack E3+ permitem saber se o motociclista está dirigindo corretamente para o local ou até mesmo se está correndo muito.

Esse recurso ajuda principalmente se você tem funcionários que utilizam motocicletas de sua empresa para fazer entregas, por exemplo, você pode usar esta informação para recompensar bons funcionários.

Estas informações também ajudam a planejar melhor as visitas às oficinas e a detectar problemas antes que eles se tornem muito sérios.

Quanto custa um rastreador de moto? Qual é o melhor?

Se enganou se acha que um rastreador homologado é muito mais caro que um da china sem homologação. Há vários rastreadores de moto disponíveis no mercado. Com preços e qualidade variáveis. Mas o Moltrack E3+ tem valor mais baixo que um chines. Clique aqui e veja.

Mas nós da Moltrack sempre optamos pela segurança, uma vez que o rastreador é um item de segurança.  

Portanto, você precisa escolher bem. Nós  recomendamos ou o moltrack E3+ ou o ST310U ambos são aprovados pela Anatel, tem preço bom e atendem a todos os requisitos necessários de segurança e resistência que o rastreador de moto deve cumprir.

Agora, depois de aprender tudo isso, o que você acha de poder acompanhar a sua moto 24 horas por dia com total segurança? 

Clique aqui e adquira o seu agora mesmo. 

Nos vemos no próximo post até mais.


Leave a Reply

Your email address will not be published.